Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Fábricas de Cerâmica

Fábrica das Devesas


Fundada em 1865 na Quinta das Devesas, junto á estação de caminho de ferro das Devesas, em Vila Nova de Gaia.

Empregava, em 1881, 180 operários e em 1897 o número de operários subia já a 700, de ambos os sexos.

A fábrica conhecida como a "Fábrica do Costa", foi fundada por António Almeida Costa em nome individual sendo mais tarde constituida a sociedade António Almeida Costa & C.ª, em que agrega José Joaquim Teixeira Lopes e Feliciano Rodrigues da Rocha, ambos trabalhadores da empresa.

O primeiro fica com a direcção financeira e negócios locais, o segundo com a modelação das esculturas e a sua administração e o terceiro com a escrituração e cobrança.

Na Rua José Falcão, ficava uma das dependências da fábrica das Devesas onde funcionou, inicialmente, a Escola de Desenho industrial de Gaia, repercutindo na primeira Escola Industrial de Gaia.

A fábrica associava à cerâmica uma fundição tendo assim um vasto e original fabrico, dos quais se destacam as telhas, o grés, os azulejos e tijolos, a cal e o gesso, além de louça, que lhe deu fama no país e no estrangeiro.

A fabrica dispunha de um caminho de ferro que ligava as várias oficinas e fazia chegar os produtos aos armazéns de seca, além de um ascensor e de uma nora movida a carvão.

Em 1893 a sociedade é reorganizada alargando o fabrico a tudo o que diz respeito à indústria e arte de cerâmica, fornecimento de materiais, oficinas de obras em mármore, fundição de ferro e outros metais, etc.

Possui uma fábrica na Mealhada e uma oficina de obras de mármore. Na Rua José Falcão ficava o depósito de materiais, este tem a particularidade de ter a fachada revestida de azulejo em estilo mourisco.

A empresa evoluiu depois para a Companhia Cerâmica das Devesas, tendo, entretanto, abandonado a produção de obras de arte e privilegiado os artefactos de constução civil.

 

 

Opções

Aumentar Letra

Reduzir Letra

Letra Inicial

Imprimir Ficha

Clique na imagem para ampliar

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados