Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Fábricas de Cerâmica

Fábrica do Cavaquinho


A história desta fabrica não se poderá nunca escrever, sem que se indissocie a sua ligação com as três fábricas: Fábrica do Cavaco, do Monte Cavaco e do Cavaquinho todas em Vila Nova de Gaia, com os mesmos proprietários e com peças de faiança com marcas bem distintas.

No entanto as Fábricas do Cavaquinho têm merecido grande atenção por parte dos estudiosos sendo de consenso que se trata de duas unidades, a mais antiga dedicada ao fabrico de faiança e uma segunda, mais moderna, que iniciou e desenvolveu o fabrico da louça de pó de pedra em Portugal, à moda Inglesa.

A Fábrica do Cavaco foi estabelecida na Quinta de Valle de Amores, em 1768, vulgarmente conhecida por Cavaquinho. A existência desta fábrica foi ofuscada pela vizinha criação de uma segunda com maior visibilidade histórica.

Procedeu-se assim à união das duas fábricas, passando ambas a laborar apenas na louça de pó de pedra, em reconhecimento do sucesso verificado.
Merecendo a aprovação Real de Sua Majestade dada a perfeição da sua louça e exportou bastante para o Brasil, tendo o seu período áureo entre 1793 e 1808.

Contudo, a concorrência inglesa e as invasões Francesas, penalizaram-na obrigando-a praticamente paralisar depois de 1808, reabrindo em 1817.

Em 1826 vendem apenas para o país o que limitava esta indústria que tentava reorganizar a produção.

Entra na década de trinta mais uma vez em crise e encerra, passando a albergar nas suas instalações outras indústrias.

 

 

Opções

Aumentar Letra

Reduzir Letra

Letra Inicial

Imprimir Ficha

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados